Simões, R. B., Marques, M. B., & Figueira, J. (Orgs.) (2020). Media, informação e literacia: Rumos e perspetivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 602 pp. ISBN: 978-989-26-1890-6
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.10317Resumo
O livro Media, informação e literacia: Rumos e perspetivas resulta da compilação organizada das intervenções no Congresso Internacional Literacias, Media e Informação, ocorrido na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2018. Os 24 capítulos que compõem as duas partes da obra refletem a diversidade de abordagens e de perspetivas ali apresentadas traduzem, no essencial, o olhar que o campo dos estudos dos media dedica àquele que é, inquestionavelmente, um dos temas agudos do presente. Seja no discurso académico, no político ou mesmo na própria opinião pública, o conceito de literacia mediática adquiriu uma centralidade incontestável, tendo nos últimos anos alargado o seu foco dos media impressos e audiovisuais para passar a abranger, com um interesse particular, a internet e os novos media (Livingstone, 2004). Este livro apresenta-se, assim, como um contributo de enorme valia para a enunciação de respostas a questões centrais que ocupam hoje investigadores, atores políticos e cidadãos comuns: o que é a literacia mediática? Que desafios se lhe colocam hoje? E que nos dizem os estudos de caso sobre o tema?
Downloads
Referências
Boyd, d. (2015). É complicado – As vidas sociais dos adolescentes em rede. Lisboa: Relógio D’Água Editores.
Livingstone, S. (2004). Media literacy and the challenge of new information and communication technologies. The Communication Review, 7(1), 3-14. DOI: 10.1080/10714420490280152
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.