Desinformação nas Eleições de 2022 no Brasil
as mentiras disseminadas por apoiantes de Bolsonaro nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.832Palavras-chave:
desinformação, redes sociais, Brasil, eleições, extrema-direitaResumo
Embora a desinformação não seja novidade em campanhas políticas, a popularização da Internet permitiu o estabelecimento de redes de produção e distribuição em escala massiva de conteúdo falso com objetivo de favorecer ou prejudicar um candidato ou um argumento. O fenómeno das fake news está por trás das eleições de Donald Trump em 2016 e de Jair Bolsonaro em 2018. Neste artigo, analisámos 130 conteúdos de desinformação disseminados nas redes sociais e em aplicações de mensagens instantâneas por apoiantes do ex-
-presidente brasileiro durante a sua campanha falhada pela reeleição, em 2022. A colheita foi feita pelo projeto Contra Fake, que estabeleceu um sistema de combate à desinformação, descrito aqui. A partir dos dados, identificámos padrões temáticos e temporais no uso de fake news pelo bolsonarismo. Regista-se que o trabalho não teve continuidade no período pós-eleições.
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