Alguns insights sobre os efeitos dos videoclipes nas perceções artísticas dos nativos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.819

Palavras-chave:

videoclipe, Åkerlund, atrair a atenção, contar histórias

Resumo

A arte é uma forma única de comunicação que transmite o significado do conteúdo da mensagem através da experiência sensorial e não de palavras. Uma das formas de arte mais populares e amplamente utilizadas atualmente no meio juvenil é o vídeo musical, que consegue ultrapassar as barreiras linguísticas e de socialização estrangeiras e é consumido diariamente por cerca de metade dos jovens.

Este é o quarto estudo que investiga os processos de comunicação interna em quatro etapas na perceção da arte digital juvenil. Desta vez, o objetivo é explorar os limites da compreensão das mensagens artísticas através dos vídeos musicais do artista sueco Jonas Åkerlund. Assim, foi realizada uma experiência com estudantes de arte de duas universidades, considerando que a perceção da arte pode ser estudada com a ajuda de métodos de investigação da comunicação, utilizando a abordagem de Mikhail Bakhtin e Pierre Bourdieu para a análise da perceção da arte.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Alguns insights sobre os efeitos dos videoclipes nas perceções artísticas dos nativos digitais. (2024). Comunicação Pública, 19(37). https://doi.org/10.34629/cpublica.819