O consumo de Podcasts em Portugal. Um Retrato Digital
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica815Palavras-chave:
Podcast, consumo, media digitais, perfil, PortugalResumo
Este estudo teve como objetivo mapear o perfil do consumidor português de podcasts. Os resultados concludentes permitiram traçar o seguinte perfil de consumo de podcasts em território nacional: jovem, com idade compreendida entre os 18 e os 25 anos de idade, estudante no ensino superior, de género feminino ou masculino e que utiliza como meios de acesso o YouTube ou o Spotify. Influenciados por redes digitais como o Instagram, o TikTok, o YouTube ou o Spotify, quem consome podcasts fá-lo durante uma a três horas por semana, sobretudo em formato misto (áudio e texto/imagem) e concentrando a sua atenção em programas de cariz nacional associados à comédia, à educação e a celebridades.
Downloads
Referências
Benetton. (2020, 08 de outubro). Podcasts: o surgimento de um novo meio de comunicação para publicidade. Benetton Comunicação. https://benettoncomunicacao.com.br/pt/blog/podcasts-o-surgimento-de-um-novo-meio-de-comunicacao-para-publicidade-1518/.
Bonini, T. (2020). A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Radiofonias, 11, 13–32. https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4315/3404.
Costa, P. R. (2023). Para uma sociologia da captura da atenção: reflexões a partir da pandemia da Covid-19. Análise Social, LVIII (n.º 246), 96–121. http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/n246_a06.pdf.
Costa, P. R. & Martins, M. L. (2023). As leis da captura da atenção. Reflexões em torno do vídeo nas plataformas digitais. Vista, 11, 1–26. https://doi.org/10.21814/vista.4512.
De Vaus, D.A. (2013). Surveys in Social Research, UCL press.
Fátima, A., Aredes, J. & Bastos, P. (2013). Pensar. Texto Editores.
Herschmann, M. & Kischinhevsky, M. (2008). A “geração podcasting” e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. FAMECOS, 37, 101–106.https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistafamecos/article/view/4806/3610.
Lopes, J. P. (2007). Introdução aos estudos de mercado. Edições Sílabo.
Martins, R. A. L. (2021). Novas expressões do áudio: o podcast no ecossistema mediático português [tese de doutoramento]. ISCTE. https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/25686.
Melo, T. (2014). Jornadas de junho no Brasil: Transformações no espaço público e mobilização social na rede. Revista Comunicando, 3, 20–43. https://www.academia.edu/attachments/36014311/download_file?st=MTcwODE3NTAwNywxODguODMuMjQ5LjIyNg%3D%3D&s=swp-splash-paper-cover.
Miranda, J., Santos, S., Magalhães, C., Crujo, A. & Santos, S. (2022). Importância dos legacy media no setor dos podcasts em Portugal: um mapeamento. In S. Santos & J. Miranda (Coords.), O podcast e as novas dinâmicas dos conteúdos sonoros no ambiente digital, 1 (pp. 40–66). Imprensa da Universidade de Coimbra.
Miranda, J., Santos, S., Magalhães, C., May, A. T. & Cardoso, A. (2021). O podcast como remediação da rádio e da televisão nos pequenos mercados: o caso português. Comunicação Pública, 16, 1–21. https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/62/192.
Oliveira, T. (2021). O consumo de podcasts na sociedade da produtividade. Universidade de São Paulo. https://cmc.eca.usp.br/monografias/Tamiris.pdf.
Pereira, M. (2010). Da massificação à individualização da comunicação. Atas da conferência Comunicação, Cognição e Media, 2, 779–792. https://www.researchgate.net/publication/270452651_Da_massificacao_a_individualizacao_da_comunicacao.
Porlán, I. & Cifuentes, T. (2010). Haciendo historia del podcast: referencias sobre su origen y evolución. Mad Eduforma.
Santos, L. (2022). Podcast e hibridização: A historicidade do conceito de podcast em trabalhos de pós-graduação no campo da comunicação no Brasil. Intercom.
Souza, A. (2021). Podcast “pod... o quê? cast”. Jornalismo especializado no mundo dos podcasts. Universidade Federal do Tocantins Câmpus de Palmas. http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3850/1/Monografia%20ARIANY%20MINISTER%20DE%20SOUZA.pdf.
Vanassi, G. (2007). Podcasting como processo midiático interativo. Universidade de Caxias do Sul. https://www.bocc.ubi.pt/pag/vanassi-gustavo-podcasting-processo-midiatico-interativo.pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.