O consumo de Podcasts em Portugal. Um Retrato Digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica815

Palavras-chave:

Podcast, consumo, media digitais, perfil, Portugal

Resumo

Este estudo teve como objetivo mapear o perfil do consumidor português de podcasts. Os resultados concludentes permitiram traçar o seguinte perfil de consumo de podcasts em território nacional: jovem, com idade compreendida entre os 18 e os 25 anos de idade, estudante no ensino superior, de género feminino ou masculino e que utiliza como meios de acesso o YouTube ou o Spotify. Influenciados por redes digitais como o Instagram, o TikTok, o YouTube ou o Spotify, quem consome podcasts fá-lo durante uma a três horas por semana, sobretudo em formato misto (áudio e texto/imagem) e concentrando a sua atenção em programas de cariz nacional associados à comédia, à educação e a celebridades.

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Biografias do Autor

  • Daniel Fortes, Universidade Lusófona

    Third year student of the Communication Sciences course at Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto. Trainee in the communications office of Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies (CICANT).

  • Ana Lamy, Universidade Lusófona

    Third year student of the Communication Sciences course at Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto. Member of the Universidade Lusófona Students Association. Book reviewer for the portuguese publisher Cordel de Prata.

  • Maria Miguel Faria, Universidade Lusófona

    Student of Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, in Communication Sciences course, on the strategy communication area. Also studied in Universidade Católica do Porto, in Law, and Erasmus in University Autónoma de Barcelona. Experience in marketing management, digital influencing and hostess/ PR on corporate events.

  • Alexandre Rijo, Universidade Lusófona

    Third year student of the Communication Sciences course at Universidade Lusófona- Centro universitário do Porto. Member of the Portuguese Rugby Federation. Former member of the Universidade Lusófona Students Association.

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Publicado

2024-06-28

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Techvolution: Explorando o nexo das novas tecnologias, dos consumidores e do marketing

Como Citar

O consumo de Podcasts em Portugal. Um Retrato Digital. (2024). Comunicação Pública, 19(36). https://doi.org/10.34629/cpublica815