A imagem e as suas circunstâncias. Fragmentos de uma história (inevitavelmente) inacabada.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.800

Palavras-chave:

jornalismo visual, fotojornalismo, cinejornalismo e telejornalismo, RTP2, infografia

Resumo

O jornalismo visual em Portugal – contributos para uma história é uma das peças basilares de um dos maiores e mais relevantes projetos de investigação na área científica das Ciências da Comunicação executados no País nos últimos anos: Para uma História do Jornalismo em Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Esta obra de excecional componente histórica, organizada em quatro partes (fotojornalismo; cinejornalismo e telejornalismo; informação não diária na RTP2; infografia jornalística), combina e articula técnicas de pesquisa empírica em nove capítulos cujo tom e construção narrativa refletem bem a individualidade de cada autor, sendo exemplar o cuidado e a exatidão com que são apresentados dados e factos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Lopes, Universidade Autónoma de Lisboa - UAL

    É doutorada em Sociologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (financiamento FCT). É Professora Associada na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e subdiretora do Departamento de Ciências da Comunicação na mesma instituição. Coordenadora científica da Licenciatura em Ciências da Comunicação e do Mestrado em Comunicação Aplicada, é investigadora integrada no LabCom (Grupo de Investigação Comunicação & Media), investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Grupo de Investigação Media e Jornalismo), investigadora associada no  OBSERVARE - UAL e investigadora-coordenadora do NIP-C@M (Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Mediáticas) - UAL.

Referências

Berger, J. (1987). Modos de ver. Edições 70.

Campos, R. & Meirinho, D. (2019). Literacia visual. In R. Espanha & T. Lapa (Org.), Literacia dos novos media (pp. 103-123). Editora Mundos Sociais.

Freund, G. (1989). Fotografia e sociedade. Vega.

Gil, I. C. (2011). Literacia visual: Estudos sobre a inquietude das imagens. Edições 70.

Godinho, J. (2017). O «espetáculo do sigilo»: as imagens, a PIDE e o Tarrafal. In J. L. Garcia, T. Alves & Y. Léonard (Coord.), Salazar, o Estado Novo e os media (pp. 149-171). Edições 70.

Ryan, J. (2014). Introdução. Fotografia colonial. In F. Vicente (Ed.), O império da visão: Fotografia no contexto colonial português (1860-1960) (pp. 31-44). Edições 70.

Sontag, S. (1986). Ensaios sobre fotografia. Publicações Dom Quixote.

Sousa Lopes, A., Duarte, A. G., Cardoso, F. L., Godinho, J., Coutinho, M. C. & Mata, M. J. (2022). O jornalismo visual em Portugal – contributos para uma história. Instituto Politécnico de Lisboa.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

A imagem e as suas circunstâncias. Fragmentos de uma história (inevitavelmente) inacabada. (2023). Comunicação Pública, 18(35). https://doi.org/10.34629/cpublica.800