70 anos de Volkswagen no Brasil
uma análise de branded content com deepfake
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica798Palavras-chave:
deepfake, criatividade, branded content, conteúdo de marca, engajamentoResumo
Este artigo analisa a campanha de 70 anos da Volkswagen no Brasil, lançada em julho de 2023. A campanha fez-se notória por trazer a cantora Maria Rita contracenando com a reprodução digital de sua falecida mãe, Elis Regina, pelas técnicas do deepfake. Para analisar a campanha, fazemos uma arqueologia dos objetivos de utilização do branded content em campanhas publicitárias de autores afins ao tema. Utilizamos como principal contributo teórico-metodológico os pilares de branded content de Moura (2021), o que comprova que o conteúdo foi, de fato, construído com o objetivo de engajar a audiência. Complementamos a análise sobre o processo criativo da campanha com depoimentos de seus criadores. Concluímos que a campanha é um sucesso por engajar a audiência em redes sociais, promovendo reações emotivas e debates sobre o tema do deepfake.
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