Fotografia, auto-retrato e autobiografia
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.9123Palavras-chave:
fotografia, autobiografia, índice, encenação, ficçãoResumo
Este texto procura compreender a predominância das práticas da auto-representação e da autobiografia na fotografia contemporânea, indagando-as a partir da história da fotografia, em particular do auto-retrato, e procurando caracterizar as principais questões que essas práticas actualmente dirigem ao medium. Assim, partindo das questões emergentes a propósito do estatuto do autor e da sua subjectividade, traça-se o percurso das principais definições do fotográfico, desde a de «registo imparcial de uma vista» até à constituição de uma «visão de autor» e ao repensar contemporâneo do seu estatuto indexical e automático.
Downloads
Referências
Barthes, R. (1980) A Câmara Clara. Lisboa, Ed. 70.
Benjamin, W. (1931) Pequena História da Fotografia. In Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa, Relógio d´Água, pp.115-135.
Benjamin, W. (1936) A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica. In Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa, Relógio d´Água, pp.71-113.
Delacroix, E. (1859) Journal. In Du Bon Usage de La Photographie. Photo Poche.
Deledalle (1979) Théorie et Pratique du Signe. Paris, Payot.
De Man, P. (1984) The Rhetoric of Romanticism. Nova Iorque, Columbia University Press.
Emmerson, P. H. (1886) Photography: A pictorial art. In Art in Theory: 1815-1900. Blackwell Publisher, pp. 675-677.
Jeffrey, I. (1981) Photography: A concise history. Thames and Hudson.
Koetzle, H.-M. (2002) Photo Icons: The story behind the pictures. Vol. 1, Tashen.
Montaigne (1999) Essais. Livro III, cap. 2, Paris, P.U.F.
Peirce, C. S. (1931-32) Collected Papers. Harvard University Press (Cfr. versão portuguesa de alguns textos in Semiótica e filosofia, Ed. Cultrix; Semiótica, Ed. Perspectiva).
Rosenblum, N. (1997) World history of Photography. Abberville Press.
Serge, C. (1989) Ficção, in Enciclopédia Einaudi, vol. 17 – Literatura/Texto, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, pp. 41-56.
Solomon-Godeau (1984) Winning the game when the rules have been changed. In Wells L. (2003) The Photography Reader. London, Routledge.
Tagg, J. (1988) The Burden of Representatin: Photography and histories. London, Macmillian.
Waerzold, W. (1908) Die Kunst des Portrats. Leipzig Ed.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.