Perfis de compradores

a impulsividade entre o racional e o excessivo

Autores

  • Rosário Correia Higgs Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) - Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.8877

Palavras-chave:

compra racional, compra impulsiva, compra excessiva, consumo, emocionalidade, racionalidade

Resumo

Os objectivos desta investigação consistem na caracterização e tipificação de três tipos de compra: racional, impulsiva e excessiva. A complexidade da compra reflecte-se nas compras impulsiva e excessiva por envolverem mais dimensões simbólicas, subjectivas e emocionais ligadas ao consumo, ao próprio sujeito e à sua vida, bem como às suas condições sociodemográficas. A racionalidade na compra é transversal à emocionalidade e ambas as dimensões estão presentes nos três tipos de compra, podendo ser activadas com maior ou menor predomínio de uma das valências (afectiva ou cognitiva). A compra impulsiva revela aspectos positivos e coerentes, enquanto a compra excessiva se reveste de aspectos negativos e ambivalentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Baudrillard, J. (1995) A Sociedade de Consumo. Arte e Comunicação, Lisboa, Edições 70.

Baumeister, R. (2002) Reflections and Reviews, Yielding to Temptation: Sel-Control Failure, Impulsive Purchasing, and Consumer Behavior. Journal of Consumer Research, 28, pp. 670-676.

Costa-Pereira, F. & Miranda, S. (2003) O Self e o Consumo. Comunicação no Colóquio sobre Comportamento, Economia e Sociedade - Universidade Lusíada do Porto - Faculdade de Ciências Económicas e de Empresa e Departamento de Psicologia, 21 de Fevereiro.

Costa-Pereira, F. & Correia Higgs, R. (2002) A research for an impulsive/compulsive shopping model. IAREP/SABE Conference Proceedings, International Association for Research in Economic Psychology, Turku, Finlândia.

Dittmar, H. (1992) The Social Psychology of Material Possessions: To have is to be. Harvester Wheatsheaf.

Dittmar, H. (1994) Material Possessions as stereotypes: Material images of different socio-economic groups. Journal of Economic Psychology, 15, pp. 561-585. DOI: https://doi.org/10.1016/0167-4870(94)90011-6

Dittmar, H.; Beattie, J. & Friese, S. (1995) Gender identity and material symbols: Objects and decision considerations in impulse purchases. Journal of Economic Psychology, 16, pp. 491-511. DOI: https://doi.org/10.1016/0167-4870(95)00023-H

Dittmar, H. & Drury, J. (2000) Self-Image – is it in the bag? A qualitative comparison between “ordinary” and “excessive” consumers. Journal of Economic Psychology, 21, pp. 109-142.

Dittmar, H. & Pepper, L. (1994) To have is to be: Materialism and person perception in working-class and middle-class British adolescents. Journal of Economic Psychology, 15, pp. 233-251. DOI: https://doi.org/10.1016/0167-4870(94)90002-7

Debtors Anonymous [Internet] Disponível em http://debtorsanonymous.org/ [consultado em 30/07/2002].

Dubois, B. (1993) Compreender o Consumidor. Lisboa, D. Quixote.

Elliot, R. (1994) Addictive Consumption: Function and Fragmentation in Postmodernity. Journal of Consumer Policy, 17, pp. 159-179. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01016361

Elliot, R. (1997) Existential consumption and irrational desire. European Journal of Marketing, 31, pp. 285-296. DOI: https://doi.org/10.1108/03090569710162371

Faber, R. & O’Guinn, T. (1988) Compulsive Consumption and Credit Abuse. Journal of Consumer Policy, 11, pp. 97-109. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00411522

Faber, R. & O’Guinn, T. (1992) A Clinical Screener for Compulsive Buying. Journal of Consumer Research, 19, pp. 459 – 469.

Fabien, L. & Jolicoeur, D. (1993) Socialization as an Etiological Factor of Compulsive Buying Behavior Among Adult Consumers. European Advances in Consumer Research, 1, pp. 262-268.

Friese, S. (2000) Riding down the consumer highway to hell: product image, desired self i mage and the search for displaced meanings. Allied Academies National Conference, Proceedings of the Academy of Marketing Studies, 5.

Furnham, A. & Argyle, M. (2000) A Psicologia do Dinheiro. Lisboa, Sinais de Fogo.

Hanley, A. & Wilhelm, M. S. (1992) Compulsive Buying: An exploration into self-esteem and money attitudes. Journal oh Economic Psychology, 13, pp. 5-18. DOI: https://doi.org/10.1016/0167-4870(92)90049-D

Herche, J. (1994) Measuring Social Values: A multi-item adaptation to the list of values (MILOV) (Working Paper Report Number 94-101). Cambridge. MA: Marketing Science Institute. In: Bearden, W. & Netemeyer, R. eds. (1999) handbook oh Marketing Scales– Multi-Item measures for marketing and consumer behavior research. 2ª ed. Londres, Sage Publications.

Laverie, D. ; Kleine III, R. & Kleine, S. (1993) Linking Emotions and Values in Consumption Experiences: An Exploratory Study. Advances in Consumer Research, 20, pp. 70-75.

Lipovetsky, G (1989) O Império do Efémero. Lisboa, D. Quixote.

Luna-Arocas, R. & Quintanilla, I. (1999) El consumo y la construcción de la identidad (consumption and identity construction). Información Psicológica, 71, pp. 21-24.

Luna-Arocas, R. (2000a) Comunicação Pessoal. Seminário de Cursos Monográficos do Mestrado de Consumo, Mercados e Consumidores, ISCTE/INDEG, Lisboa, 2000.

Luna-Arocas, R. (2000b) Consumption and Self-Discrepancy: An emprirical approach. Artigo não publicado, disponibilizado pelo autor no Seminário de Cursos Monográficos do Mestrado de Consumo, Mercados e Consumidores, ISCTE/INDEG, Lisboa, 2000.

Luna-Arocas, R., & Quintanilla, I. (2000) El modelo de compra ACB. Una Nueva Conceptualización de la Compra por Impulso, Esic Market, 106, pp. 151-163.

Luna-Arocas, R. (2001a) Diferencias entre la Compra por Impulso y la Compra Patológica. In: Garcia Ureta, I. & Olabarri Fernández, E., El Consumo e la Adicción a las Compra. Diferentes Perspectivas, Universidad del País Vasco.

Luna-Arocas, R. (2001b) El Consumo y la Identidad: un proceso de autocreación. Revista Investigación Y Marketing, 70, pp. 6-15.

Macedo, A. & Pocinho, F. (2000) Obsessões e Compulsões – As Múltiplas Faces de uma Doença. Col. Psicologia Clínica e Psiquiatria, Coimbra, Quarteto Editora.

Marktest (2000) Consumidor 2000. Perfil do Consumidor Português, Lisboa, Ed. Marktest.

O’Guinn, T. C. & Faber, R. J. (1989) Compulsive Buying: A Phenomenological Exploration. Journal of Consumer Research, 16, pp. 147 – 157. DOI: https://doi.org/10.1086/209204

Oniomania (1997) [Internet] Expresso, 15 de Novembro, disponível em http://primeirasedicoes. expresso.pt/ed1307 [consultado em 17 Janeiro 2001].

Quintanilla, I (1997) Psicología Económica. Madrid, McGraw Hill/Interamericana de España.

Quintanilla, I. (2001) Psicologia Social del Consumidor, Valência, Promolivro.

Richins, M. & Dawson, S. (1992) A Consumer Values Orientation for Materialism and Its Measurement: Scale development and Validation. Journal of Consumer Research, vol 19, Dezembro, pp. 303-316. DOI: https://doi.org/10.1086/209304

Roberts, J. & Jones, E. (2001) Money attitudes, credit card use, and compulsive buying among American College students. The Journal of Consumer Affairs, 35, pp. 213-240. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2001.tb00111.x

Roberts, J. & Sepulveda, C. (1999) Money attitudes and compulsive buying: An exploratory investigation of the emerging consumer culture in Mexico. Journal of International Consumer Marketing, Nova Iorque, 11, pp. 53-74.

Rook, D. (1987) The Buying Impulse. Journal of Consumer Research, vol 14, Setembro, pp.189-199. DOI: https://doi.org/10.1086/209105

Rook, D. & Fisher, R. (1995) Normative Influences on Impulsive Buying Behavior. Journal of Consumer Research, vol 22, Dezembro, pp. 305-308. DOI: https://doi.org/10.1086/209452

Scherhorn, G. (1990) The Addictive Trait in Buying Behaviour. Journal of Consumer Policy, 13, pp. 33-51. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00411868

Schifman, L. & Kanuk, L. (2000) Comportamento do Consumidor. 6ª ed., Rio de Janeiro.

Schouten, J. (1991) Selves in Transition: Symbolic Consumption in Personal Rites of Passage and Identity Reconstruction. Journal of Consumer Research, 17, pp. 412-425. DOI: https://doi.org/10.1086/208567

Tang, T. (1992) The meaning of money revisited. Journal of Organizational Behaviour, 14, pp. 93-99. DOI: https://doi.org/10.1002/job.4030130209

Valence, G.; d’Astous, A. & Fortier, L. (1988) Compulsive Buying: Concept and Measurement. Journal of Consumer Policy, 11, pp. 419-433. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00411854

Downloads

Publicado

2005-12-31

Edição

Secção

Dossier Estudos do Consumidor (II)

Como Citar

Perfis de compradores: a impulsividade entre o racional e o excessivo. (2005). Comunicação Pública, 1(2), 45-80. https://doi.org/10.4000/cp.8877