Rosa, António Machuco (2006). Cinco Lições sobre Comunicação, Rede e Tecnologias da Informação: da Cibernética ao Copyright. Editora Nova Vega.

Autores

  • Luís Cavique Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.8352

Resumo

Foi com grande surpresa e satisfação que encontrei esta obra sobre redes e tecnologias de informação. A obra apresenta uma visão original, multifacetada e porventura em contracorrente face ao conceito de redes. Machuco Rosa não embarca na visão da rede global de Castells, identificando-se mais com a visão fragmentada e desigual dos “pequenos mundos”. António Machuco Rosa, com formação de base em filosofia, é Professor na Universidade Lusófona e autor de vários trabalhos na área da filosofia da ciência. Esta obra, que se reveste de grande originalidade e de uma cuidada qualidade científica, é baseada nas provas de Agregação defendidas pelo autor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho em 2005. As Cinco Lições são realmente cinco visões diferentes da problemática das redes, que demonstram a personalidade eclética do autor. As áreas tratadas vão da informática ao direito, passando pela matemática e pela economia. Os diferentes capítulos tratam de arquitecturas computacionais, da evolução histórica da Internet, da matemática das redes, da visão económica das redes, finalizando com a visão do direito na dicotomia privado/público do mundo digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

Rosa, António Machuco (2006). Cinco Lições sobre Comunicação, Rede e Tecnologias da Informação: da Cibernética ao Copyright. Editora Nova Vega. (2022). Comunicação Pública, 2(3/4). https://doi.org/10.4000/cp.8352