Noticiários de horário nobre em Portugal
duração e valor-notícia
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.8538Palavras-chave:
jornal televisivo, duração, valência, desviância, significância, notíciasResumo
Dado o papel que a informação, designadamente os jornais televisivos de horário nobre, tem nos canais televisivos generalistas, e as estratégias de captação de audiências cada vez mais competitivas, vários modelos têm sido adoptados com implicações ao nível da estrutura, do alinhamento e dos conteúdos.
Considerando diversos estudos que utilizam uma metodologia de comparação de jornais televisivos de horário nobre em vários países, e partindo da ideia de que os jornais televisivos portugueses são em média demasiado longos, esta abordagem considera como eixo central de análise a sua duração. Pretende-se estudar a relação entre a duração do jornal televisivo e o seu modelo ao nível da estrutura, do alinhamento e dos conteúdos.
Neste estudo adopta-se a perspectiva metodológica desenvolvida no projecto internacional “News definitions across cultures”, sendo a análise das notícias centrada, sobretudo, nos valores-notícia (valência, desviância e significância).
Dos resultados obtidos é possível concluir que há diferenças quer quanto ao conteúdo quer quanto à estrutura das notícias em função da duração dos jornais televisivos. Já ao nível do alinhamento do noticiário não foram encontradas diferenças significativas.
Downloads
Referências
Cebrián, M. (2004) La información en televisión – obsesión mercantil y política. Barcelona, Gedisa Editorial.
Renckstorf, K.; McQuail, D.; Jankowski, N. (eds.) (1999) Television news research – recent european approaches and findings (communications monograph). United Kingdom, Quintes- sence.
Shoemaker, P. (2001). News across cultures – theoretical foundations for the john ben snow international news study, Syracuse, NY, Newhouse School of Public Communications.
Simonelli, G. (2001) Speciale TG: forme e contenuti del telegiornale. Novara, Interlinea Edizioni. Fonte/Source: MediaMonitor/Marktest; Belo, A., Schoemaker, P., Silveira, J., (orgs.; 2003), Análise Telejornais – Base de Dados 1, Lisboa, CIMDE.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.