A importância das salas de espera na Literacia e Comunicação em Saúde
instrumento de avaliação e análise da perspetiva dos utentes
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.11337Palavras-chave:
sala de espera, literacia em saúde, educação em saúde, promoção de saúde, comunicaçãoResumo
O presente trabalho aborda o potencial das salas de espera bem como das áreas de circulação de unidades de saúde de ACES – Agrupamentos de Centros de Saúde, que doravante apenas serão mencionados como “unidades de saúde”, como espaços privilegiados para a promoção de saúde e para o aumento da literacia em saúde. Numa primeira fase deste trabalho foi desenvolvido um instrumento de análise, qualitativo, descritivo e exploratório, aplicado em cinco unidades de saúde. Na segunda fase do trabalho, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicadas a 45 utentes que frequentam as unidades de saúde. Nessas entrevistas foram recolhidas as opiniões, as perceções e as atitudes dos utentes sobre os espaços de espera e circulação e sobre informação em saúde partilhada nesses espaços.
O trabalho oferece uma perspetiva holística com base em observação direta e indireta dos espaços de espera em unidades de saúde É disponibilizado um instrumento que pretende funcionar como ferramenta interna de apoio à autogestão da qualidade e melhoria contínua dos espaços de espera.
Downloads
Referências
Almeida, C. V. (2020). Modelo de comunicação em saúde – ACP. Revista ENFormação, 10, 20-22.
Araújo, F. (2016). Sessão de abertura. In Conferência Percursos de vida, literacia em saúde, integração de cuidados - Reformas de proximidade, Lisboa
Clapton, G., & Reid, L. (2017). Neglected spaces: UK general practice surgery waiting rooms. BJGP Open,1(1). https://doi.org/10.3399/bjgpopen17X100641
Cockington, R. (1995). Health promotion using television in hospital waiting rooms: The Adelaide Children’s Parent Education Project. Journal of Pediatric Child Health, 31, 523–526. DOI : 10.1111/j.1440-1754.1995.tb00876.x
Direção-Geral da Saúde (2013). Conforto nas unidades hospitalares: Norma de orientação clínica nº 021/2013, de 31/12/2013. Lisboa: DGS.
Ekman, P. (1999). Facial expressions. In T. Dalgleish & M. J. Power (Eds.), The handbook of cognition and emotions (pp.301-320). New York: John Wiley & Sons.
Ekman, P., & Friesen, W. V. (1975). Unmasking the face: A guide to recognizing emotions from facial clues. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.
Goelitz, A., & Kahn, A. (2008). Therapeutic use of space: One agency’s transformation project. Journal of Creativity in Mental Health, 2(4), 31-44.
Institute of Medicine (US) Committee on Health Literacy, Nielsen-Bohlman, L., Panzer, A. M., & Kindig, D. A. (Eds.). (2004). Health literacy: A prescription to end confusion. Washington: National Academies Press.
Khan, M.A., Shah, S., Grudzien, A., Onyejekwe, N., Banskota, P., Karim, S., Jin, J., Kim, Y., & Gerber, B. (2011). A diabetes education multimedia program in the waiting room setting. Diabetes Therapy, 2, 178 - 188.
Kickbusch, I., Wait, S., & Maag, D. (2005). Health literacy call. Report from Healthy Choices Forum at the 8th European Health Policy Forum.
Ministério da Saúde (2006). Orientações para instalações e equipamentos para unidades de saúde familiar. Lisboa: Direção Geral das Instalações e Equipamentos da Saúde - Ministério da Saúde.
Nutbeam, D. (2008). The evolving concept of health literacy. Social Science & Medicine, 67, 2072-2078, doi: 10.1016/j.socscimed.2008.09.050.
Paakkari, L., & Paakkari, O. (2012). Health literacy as a learning outcome in schools. Health Education, 112 (2), 133-152. doi:10.1108/09654281211203411.
Serviço Nacional de Saúde (SNS, 2016). SNS+ Proximidade; Mudança centrada nas pessoas. Lisboa: Serviço Nacional de Saúde. Disponível em https://s-1.sns.gov.pt/sns-mais/sns-proximidade-sobre/
Sherwin, H., McKeown, M., Evans, M., & Bhattacharyya, O. (2013). The waiting room “wait”: from annoyance to opportunity. Canadian Family Physician, 59(5):479-81. PMID: 23673581; PMCID: PMC3653648.
Sørensen, K., Van den Broucke, S., Fullam, J., Doyle, G., Pelikan, J., Slonska, Z., & Brand, H. (2012). Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health 12(80). https://doi.org/10.1186/1471-2458-12-80
Soussou, R., Aleksejūnienė, J., & Harrison, R. (2017). Waiting room time: An opportunity for parental oral health education. Canadian Journal of Public Health, 108(3), e251-e256. DOI : 10.17269/CJPH.108.5984
Zarcadoolas, C. Pleasant, A., & Greer, S. D. (2006). Advancing hHealth literacy: A framework for understanding and action. São Francisco: Jossey – Bass.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.