A cobertura jornalística da gripe A

informação e/ou alarmismo?

Autores

  • Liliana da Silva Henriques Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) - Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.226

Palavras-chave:

discurso, manipulação mediática, gripe A, sensacionalismo, alarmismo

Resumo

A forma como os media organizam o discurso é crucial para a maneira como o público reage aos temas do quotidiano, sobretudo, numa sociedade onde o tempo e a distância tendem a diluir-se cada vez mais. Neste sentido, o presente artigo visa compreender como foi levada a cabo a cobertura jornalística de um tema de saúde, concretamente o caso da gripe A, na imprensa portuguesa, nos jornais Público e Correio da Manhã. Assim, foram estudados os artigos relativos ao vírus H1N1 desde 25 de Abril de 2009 a 28 de Fevereiro de 2010, através de uma metodologia mista, envolvendo análises quantitativas e qualitativas. Os resultados deste estudo apontam para uma cobertura noticiosa maioritariamente sensacionalista e alarmista, assente numa espécie de guerra entre os jornais, que procuravam cativar o maior número de leitores possível.

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Publicado

2011-11-30

Como Citar

A cobertura jornalística da gripe A: informação e/ou alarmismo?. (2011). Comunicação Pública, 6(Especial 01E). https://doi.org/10.4000/cp.226