Percepções de tempo, apontamentos sobre a necessidade de um Retorno no Cinema e na Fotografia

Autores

  • Sofia Lopes Borges London Metropolitan University

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.131

Palavras-chave:

fotografia, cinema, tempo, movimento, demora

Resumo

As imagens chegam cada vez mais até nós. E com mais força. Invadem-nos. O tempo que nos é concedido a ver cada uma delas é cada vez mais escasso. Elas sobrepõem-se, e desaparecem com a mesma velocidade com que aparecem. Propomos um percurso pelas imagens de antes, as primeiras imagens que nasciam do tempo e do mistério. Propomos uma visão centrada numa máquina de fotografar que se deixava surpreender. Vamos olhar para o momento no qual cada imagem se revela, e pensar na demora à qual cada imagem obriga.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Agamben, Giorgio (1996), “Poiesis et praxis”, in L'Homme sans contenu, Circé.

Barthes, Roland (2008), A Câmara Clara, Edições 70.

Benjamin, Walter (1992), “A pequena história da fotografia”, in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Relógio D Água, Lisboa.

Benjamin, Walter (1992), “A obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica”, in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Relógio D Água, Lisboa.

Bergson, Henri (1999), Matéria e Memória, 2.ª ed., Martins Fontes, São Paulo.

Broch, Hermann (1966), « Les mal dans le systeme des valeurs », in Création Littéraire et Connaissance, trad. Albert Kohn, Gallimard, Paris.

Deleuze, Gilles (1992), “Carta a Serge Daney: Otimismo, pessimismo e viagem”, in Deleuze, G., Conversações, ed. 34, Rio de Janeiro.

Derrida, Jacques (1967), A Escritura e a Diferença, trad. de Maria Beatriz M. N. da Silva, Perspectiva, São Paulo.

Foucault, Michel (1990), O Pensamento do Exterior, Editora Princípio. São Paulo.

Hannah, Arendt (1981), A Condição Humana, trad. de Roberto Raposo; introdução de Celso Lafer, Forense Universitária, Rio de Janeiro.

Heidegger, Martin, A Origem da Obra de Arte, trad. De Maria da Conceição Costa, Biblioteca de Filosofia Contemporânea, Edições 70.

Heidegger, Martin (1953), “La question de la technique” (1953), in Essais et Conférences (1995), trad. de Jean Beaufret, Gallimard, Paris.

Lyotard, Jean-François (1986), “Algo como «comunicação .... sem comunicação»” (1986), in O Inumano: Considerações Sobre o Tempo (1990), Editorial Estampa, pp. 113-122.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Percepções de tempo, apontamentos sobre a necessidade de um Retorno no Cinema e na Fotografia. (2021). Comunicação Pública, 7(12). https://doi.org/10.4000/cp.131