Razões e eventuais constrangimentos resultantes da falta de um conceito agregador para a temática da “educação para os media”

Autores

  • Vítor de Sousa Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.580

Palavras-chave:

educação para os media, dispersão de denominações, razões, constrangimentos, justificações

Resumo

Apesar de uma das tendências da investigação do campo da “Educação para os Media” ir no sentido da criação de um quadro conceptual operatório para a literacia mediática, não existe um conceito agregador para definir esta área. Há várias denominações que aparentemente pretendem significar a mesma coisa. Com este artigo pretende-se responder à pergunta: por que é que não existe uma única definição para designar “Educação para os Media”? Para além disso, espera-se contribuir com um quadro explicativo para a existência dessa situação, avançando-se com eventuais razões para isso. Pretende-se, também, observar se isso configura um eventual constrangimento para que o campo se afirme em termos de investigação.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Razões e eventuais constrangimentos resultantes da falta de um conceito agregador para a temática da “educação para os media”. (2021). Comunicação Pública, 8(14). https://doi.org/10.4000/cp.580