A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020

Autores

  • Andreia Galhardo Universidade Fernando Pessoa
  • Álvaro Cairrão Instituto Politécnico de Viana do Castelo

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.12255

Palavras-chave:

publicidade, website, hotelaria COVID-19, segurança

Resumo

A publicidade é resiliente, moldando-se à realidade, seja aos bons, seja aos maus momentos, como os que vivemos atualmente. Em plena crise sanitária, a publicidade digitalizou-se ainda mais, mas continuou a reger-se por princípios persuasivos (racionais e emocionais), bem como informativos. A publicidade emocional impõe-se como dominante, não obstante a componente racional fazer-se notar em certos setores como aquele de que aqui nos ocupamos – o da hotelaria. Neste, o imperativo da comunicação publicitária é comunicar os valores da segurança e da confiança. A pandemia varreu os magníficos resultados que o turismo apresentava em Portugal e, no caso da hotelaria, entre outras maneiras e medidas, urge um discurso constante de duro combate à insegurança, ao medo e à desconfiança para que as pessoas voltem a ocupar os espaços vazios que se prepararam de acordo com as normativas legais para receber com segurança os seus hóspedes. Para tal, a publicidade veiculada via website tem um papel decisivo, pela sua atratividade, poder de alcance, entre outros fatores.

 

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Biografias do Autor

  • Andreia Galhardo, Universidade Fernando Pessoa

    Licenciada e Mestre em Ciências da Comunicação, com tese defendida na especialidade de Publicidade. Doutora em Ciências da Informação, pela Universidade Fernando Pessoa, com especialidade na área da publicidade. Docente no ensino superior desde 1994. É Membro da Sopcom (GT Comunicação Publicitária). Preside ao Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, desde há três anos. Foi Coordenadora do Curso de Ciências da Comunicação (por um período de dois anos). É pós-doutorada em Marketing e Comunicação Digital sob a orientação do Professor Doutor Wlodzimierz J. Szymaniak, pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.

    Universidade Fernando Pessoa
    Praça 9 de Abril, 349
    4249-004 Porto

  • Álvaro Cairrão, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

    Doutor em Ciências da Comunicação. Está atualmente a trabalhar na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde é coordenador do curso de Marketing e Comunicação Empresarial. Foi também docente em diversas Instituições de Ensino Superior. É membro do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho – Braga e, como resultado de mais de vinte anos de investigação, conta com publicações em diversas revistas nacionais e internacionais. É membro assíduo de júris de mestrado e doutoramento

    Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo,
    membro do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho
    Rua Escola Industrial e Comercial Nun’Álvares, 34
    4900-347 Viana do Castelo

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Publicado

2021-07-06

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Publicidade em tempos de pandemia: novos desafios e abordagens

Como Citar

A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020. (2021). Comunicação Pública, 16(30). https://doi.org/10.4000/cp.12255