Comunicação interna na Era Digital

o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher

Autores

  • Nathalia de Pinho Pereira Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.2954

Palavras-chave:

comunicação interna, comunicação digital, comunicação estratégica, McDonald’s, Dia Internacional da Mulher

Resumo

Este artigo tem como objetivos identificar os desafios e as tendências da comunicação interna na Era Digital e compreender o papel das relações públicas perante esse processo comunicacional. A partir de uma análise de conteúdo verificamos as estratégias e os canais de comunicação interna offline e online utilizados pela McDonald’s para homenagear as suas colaboradoras no Dia Internacional da Mulher. Constatamos que o online está transformando o modo como as RP são praticadas e, por mais que este impacto seja mais perceptivo com a comunicação voltada para o público externo, já é possível observar uma tendência crescente para usar mídias sociais e digitais na comunicação interna. Identificamos que estamos em um processo de transição de meios analógicos para os meios digitais, mas que um ainda não substitui o outro em sua totalidade, bem como apontamos que as ações realizadas no online estão mais expostas e, consequentemente, mais suscetíveis a falhas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nathalia de Pinho Pereira, Universidade da Beira Interior

    Universidade da Beira Interior
    Covilhã - Portugal

Referências

Acuña, B. P.; Domínguez D. C.; Navarro, P. B. (2017) Tres casos de empresas internacionales con éxito: estudio de las estrategias de comunicación interna. Chasqui – Revista Latinoamericana de Comunicación, 134, 315-330.

Bueno, W. (2015) Auditoria de imagem das organizações nas mídias sociais. In: Gonçalves, G. e Filho, F. (ed.), Novos media e novos públicos. Covilhã, Relações Públicas e Comunicação Organizacional: dos fundamentos às práticas (vol. 3), pp. 9-26.

Carniello, M.F. et al. (2017) Fluxos de Comunicação em redes sociais internas em um Instituto Federal de Ensino Superior em São José dos Campos – SP, Brasil. Encontrado em: https://doaj.org/article/9560a537cc68492189b6d41291e55165.

Coombs, W. T.; Holladay, J. S. (2012). The paracrisis: The challenges created by publicly managing crisis prevention. Public Relations Review, 38(3), 408-415. DOI : 10.1016/j.pubrev.2012.04.004

Curvello, J. (2012) Comunicação Interna e cultura organizacional. Brasília: Casa das Musas.

Gonçalves, G. (2015) Teorias de Relações Públicas - da visão sistémica à visão radical. in Spínola, S.; Brandão, N.; Portugal, M. N. (coord.). Relações públicas e comunicação organizacional: desafios da globalização. Lisboa: Escolar Editora.

Gonçalves, G.; Elias, H. (2013) Comunicação estratégica. Um jogo de relações e aplicações. In A. Fidalgo; J. Canavilhas (org.), Comunicação digital. 10 anos de investigação (pp. 135-150), Coimbra: MinervaCoimbra.

Grunig, J.E.; Hunt, T. (1984) Managing Public Relations. New York: Holt, Reinhart and Winston.

Grunig, J.; Ferrari, M. A e França, F. (2009) Relações Públicas: Teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul: Difusão Editora.

Kent, M. L.; Taylor, M. (1998) Building a dialogic relationship through the World Wide Web. Public Relations Review, 24, 321–340. DOI : 10.1016/S0363-8111(99)80143-X

Kunsch, M. (2003) Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus.

Kunsch, M.M. (2006) Planejamento e Gestão estratégica de relações públicas nas organizações contemporâneas. Análisi 34, pp. 125-139.

Rotter, A. (2017a, Abril 19). Como ser estratégico na Comunicação Interna 4.0. p. Encontrado em: http://www.aberje.com.br/colunas/como-ser-estrategico-na-comunicacao-interna-4-0/.

Rotter, A. (2017b, Novembro 01). Equilíbrio entre o tech e o touch na Comunicação Interna. p. Encontrado em: http://www.aberje.com.br/colunas/equilibrio-entre-tech-e-touch-na-comunicacao-interna/.

Rotter, A. (2018, Março 6). Comunicação interna do 1.0 a 4.0. p. Encontrado em: http://www.aberje.com.br/colunas/comunicacao-interna-do-1-0-4-0/.

Siqueira Filho, A.B.; Zaccaria, R.B.; Giuliani A.C. (2014) Comunicação Interna na Era da Colaboração: A IBM Brasil. Caderno Profissional de Marketing, Volume 2(2). Encontrado em: https://doaj.org/article/d9b0025be0974354a0e7b626ccb0af26.

Terra, C. (2010) Relações Públicas 2.0: novo campo de atuação para área. In Carvalhal, M. e Chamusca, M. Comunicação e Marketing Digitais: conceitos, práticas, métricas e inovações. Encontrado em: http://www.rp- bahia.com.br/biblioteca/e-books/cmktdigitais2011.pdf.

Downloads

Publicado

2021-10-08

Como Citar

Comunicação interna na Era Digital: o caso da McDonald’s e o Dia Internacional da Mulher. (2021). Comunicação Pública, 13(25). https://doi.org/10.4000/cp.2954