Publicidade em tempos de pandemia
novos desafios e abordagens
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.12730Palavras-chave:
publicidade, pandemia, públicos, mensagensResumo
A publicidade é, e tem sido desde sempre, um importante indicador de mudanças sociais, em todas as áreas. Mesmo quando confrontada com situações extremas, tais como a que vivemos presentemente, as sociedades ocidentais contemporâneas mantêm a necessidade de prosseguir com os seus processos, na medida em que as rodas da economia das quais dependemos têm de continuar a girar, independentemente dos percalços que ameaçam bloquear o sistema. A publicidade tem, portanto, de se adaptar de forma rápida e eficaz à alteração profunda de paradigma que a pandemia provocou: ao mesmo tempo que as novas mensagens publicitárias enfatizam a necessidade de manter vivo o processo de consumo, têm necessidade de acentuar visivelmente o facto de haver consonância total de interesses entre anunciante e consumidor.
Downloads
Referências
Altstiel, T., Grow, J., e Jennings, M. (2019). Advertising Creative: Strategy, Copy, Design. McGraw-Hill.
Belch, G. E. & Belch, M. E. (2017). Advertising and Promotion. McGraw-Hill.
Cluley, R. (2017). Essentials of Advertising. Kogan Page.
Cluley, R. & Brown, S. D. (2014). The dividualised consumer: sketching the new mask of the consumer. Journal of Marketing Management, 31(1-2): 107-122.
Cook, G. (2001). The Discourse of Advertising. Taylor & Francis.
Cortese, A..(2015). Provocateur: Images of Women and Minorities in Advertising. Rowman & Littlefield Publishers.
Myers, G. (1998). Ad Worlds: Brands, Media, Audiences. Edward Arnold.
Perloff, R. M. (2017). The Dynamics of Persuasion: Communication and Attitudes in the 21st Century. Taylor & Francis.
Zheng, L., Phelps, J. E. & Pimentel, D. (2019). Psychological Transportation in Narrative Advertising. In S. Rodgers & E. Thorson (ed.), Advertising Theory (pp. 53-69). Routledge.
Elsa Simões* e Sandra Tuna**, «Publicidade em tempos de pandemia: novos desafios e abordagens», Comunicação Pública [Online], Vol.16 nº 30 | 2021, posto online no dia 29 junho 2021, consultado o 30 junho 2021. URL: http://journals.openedition.org/cp/12730
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.