
  
 

 

Marques Gomes, P. (2021). A Imprensa na Revolução: Os 

novos jornais e as lutas políticas de 1975.  Imprensa Nacional – 

Casa da Moeda. 669 pp. ISBN 9789722729161 

 

José Santana Pereira 

(Iscte e CIES-Iscte) 

Morada postal institucional: Iscte, Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa 

ORCID: 0000-0002-1713-3710 

(jose.santana.pereira@iscte-iul.pt) 

  

José Santana Pereira: Doutorado em Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto 

Universitário Europeu em Florença, é professor auxiliar no Iscte e investigador integrado 

no CIES-Iscte. A sua investigação centra-se nos efeitos dos média na opinião pública, no 

estudo comparativo dos sistemas de média, no comportamento eleitoral e nas atitudes 

políticas (nomeadamente as atitudes populistas). Nestes domínios, publicou vários 

artigos e capítulos de livros em língua portuguesa, inglesa e francesa. É um dos 

investigadores responsáveis pelos projetos «Media Systems in Europe» e «Mecanismos e 

Impactos da Abstenção Eleitoral», bem como membro da equipa responsável pelas 

Sondagens ICS-ISCTE. 

 

Submissão: 15/05/2022 

Aceitação: 16/05/2022 

 

 

 

 

 

 



1 
 

Uma pedrada no charco de uma imprensa pouco independente e plural: 

o surgimento de quatro jornais privados em 1975  

São vários os estudos sobre processos de democratização ao longo do século XX que têm 

dado particular atenção aos média, considerados agentes importantes quer pelo seu 

impacto na opinião pública, quer devido ao seu papel enquanto veículos de comunicação 

entre as diferentes elites que protagonizam a transição de regime. Nestes trabalhos, os 

média são frequentemente elevados a partir do seu tradicional papel de meras fontes de 

informação sobre os eventos da época, transformando-se nos protagonistas da 

investigação. Esta análise dos média em contextos de democratização resultou em obras 

de grande valia para historiadores, comunicólogos e politólogos, tais como a monografia 

Entangled evolutions: Media and democratization in Eastern Europe, de Peter Gross 

(2002), ou as compilações de textos académicos Democratization and the media, de 

Vicky Randell (1998), Mass media and political communication in new democracies, de 

Katrin Voltmer, e Democracy and the media: A comparative perspective, de Richard 

Gunther e Anthony Mughan (2000). Em Portugal, esta linha de investigação tem sido 

enriquecida através da publicação de livros como A Revolução nos Media, de Maria 

Inácia Rezola e Pedro Marques Gomes (2014), ou artigos como «Emissora Nacional 

(1974-1975): uma estação do povo, ao serviço do povo», também assinado por Rezola 

(2017).  

Situa-se no âmbito deste campo de investigação o volume A Imprensa na Revolução: Os 

novos jornais e as lutas políticas de 1975, que se deu à estampa em junho de 2021 e que 

aqui analiso. Este livro, da autoria de Pedro Marques Gomes, resulta da sua tese de 

doutoramento em História Contemporânea, defendida com brilhantismo em 2019 e 

justamente galardoada com o prestigioso Prémio Fundação Mário Soares no mesmo ano. 

Nesta obra, o autor analisa o surgimento de quatro jornais que desejaram dar uma pedrada 

no charco de um setor que, na visão dos seus fundadores, estava longe de ser independente 

ou pluralista em 1975: o Jornal Novo, O Jornal, o Tempo e A Luta. Através de uma análise 

mirada ao mapeamento da conjuntura política e mediática em que estes jornais surgiram, 

das inovações que trouxeram e, acima de tudo, do modo como se envolveram nas lutas 

políticas do PREC, Pedro Marques Gomes contribui para um entendimento mais 

detalhado e, ao mesmo tempo, matizado do ressurgimento “dramático” (p. 103) de um 

jornalismo politizado em Portugal depois de 25 de abril de 1974, retratado genericamente 

por Daniel Hallin e Paolo Mancini no influente Comparing media systems: Three models 



2 
 

of media and politics (2004). Em concreto, o historiador aborda o desejo por parte destes 

jornais de contribuir para um alargamento das perspetivas políticas presentes na imprensa 

portuguesa da época, levando a um maior pluralismo externo no sistema mediático 

nacional, marca típica das democracias do sul da Europa e dos seus sistemas de média 

pluralistas polarizados (Hallin & Mancini, 2004).   

A metodologia adotada é rica e diversificada, conjugando a análise da estrutura e do 

conteúdo dos jornais protagonistas desta investigação com a consulta de vários arquivos 

(entre os quais o do Pendão, infelizmente conservado em condições aquém das 

desejáveis), o recurso a bibliografia variada como fonte secundária, a consulta de outros 

títulos de imprensa e entrevistas a jornalistas que vivenciaram esta fase do sistema 

mediático nacional, os importantes e definidores anos de 1974 e 1975.  

O livro está organizado em duas grandes partes. A primeira constituiu um retrato 

riquíssimo da conjuntura da imprensa no PREC e aponta para vários padrões de interesse 

tanto para os estudiosos deste período histórico como para quem investiga o 

desenvolvimento e a evolução dos sistemas mediáticos. Neste período, a imprensa foi 

naturalmente vista como uma ferramenta importante do combate pelo poder, ao ponto de 

ter sido instituído, nos vários governos provisórios do pós-25 de Abril, um Ministério da 

Comunicação Social. Em concomitância com o fim da censura (designada à época por 

«exame prévio») e dos jornais ditos do regime (Época e Novidades), observou-se ao longo 

deste período uma série de conflitos notáveis no seio de várias redações, com a luta pelo 

seu controlo passando, por exemplo, por saneamentos de elementos conotados com o 

anterior regime, ou pelo menos não suficientemente alinhados com a esquerda 

revolucionária. Este é um fenómeno generalizado, que vai poupar, entre os grandes títulos 

da altura, apenas o Expresso, raro caso em que a direção sobrevive à mudança de regime. 

Esta interessante e elucidativa “dança das cadeiras” (p. 93), contada em detalhe pelo 

autor, cedo resvalará para “saneamentos selvagens” (p. 102), politicamente motivados e 

à margem da regulação destes processos de depuração.  

No pós-11 de Março de 1975, a maioria dos títulos de imprensa passa para o controlo 

estatal. No quadro de uma imprensa quase completamente nacionalizada, o controlo e/ou 

a influência política da esquerda revolucionária, e em concreto do PCP, saem reforçados. 

O sector da imprensa assume um carácter monolítico – politicamente alinhado com o 

mesmo projeto político – e propagandístico, desempenhando um papel de agitação e 

mobilização em detrimento do papel informativo: “longe de ser neutro, estando, pelo 



3 
 

contrário, empenhado no curso dos acontecimentos” (p. 626). A distinção entre 

informação e opinião não é clara nos textos jornalísticos, e são frequentemente publicados 

comunicados dos órgãos de poder sem qualquer enquadramento. São admitidos novos 

jornalistas, frequentemente mais escolarizados que os colegas das gerações anteriores, 

mas os critérios partidários são determinantes nesta renovação das redações: “o jornalista 

que ingressa, neste período, nas redações de jornais fá-lo essencialmente por via da 

«militância política»” (p. 629).  

Na segunda parte desta obra, mais extensa, apresentam-se então os quatro protagonistas 

da investigação de Pedro Marques Gomes: os novos jornais privados que se deram à 

estampa pela primeira vez no ano de 1975, e que desejavam estabelecer uma rutura com 

o modelo jornalístico dominante no país à época, estatizado e gonçalvista, empenhado no 

projeto revolucionário. Estes jornais pretendiam constituir uma alternativa de qualidade, 

contribuindo, com a sua atividade, para um panorama mediático politicamente mais 

plural. Fortemente influenciados pela imprensa de qualidade inglesa e francesa, 

apostaram no jornalismo de investigação, mas também num painel de colunistas de 

opinião prestigiados e polémicos (veja-se o exemplo de Vera Lagoa, no Tempo) e no 

recurso ao humor para enquadrar a atualidade do país. Acabaram por constituir, grosso 

modo, uma imprensa de elite, consumida por pessoas de classe social mais elevada.  

É interessante verificar que a afirmação de independência destes quatro títulos é, nos seus 

primeiros editoriais ou textos de apresentação, acompanhada pelo sublinhar da sua 

vocação socialista (Jornal Novo), pelo desejo de apoiar partidos considerados 

progressistas e a proposta socialista do MFA (O Jornal), pelo argumento de que ser 

independente não significava ser apolítico ou indiferente (Tempo), ou pela expressão do 

propósito de contribuir para a construção de uma sociedade livre e socialista (A Luta). 

Para estes jornais, a independência significava, mais do que uma absoluta neutralidade e 

afastamento face a todo e qualquer projeto político, a adoção de uma posição crítica face 

ao poder, posição essa que não conseguiam descortinar nos seus concorrentes. De facto, 

ainda que com algumas variações em termos de intensidade e estilo, os quatro títulos 

analisados por Pedro Marques Gomes foram críticos do gonçalvismo e defensores de “um 

rumo político para o país que estava em consonância com o que era sustentado pelas 

forças vitoriosas das eleições de abril de 1975 (e, portanto, pela maioria dos cidadãos 

eleitores), que era claramente a via da legitimidade democrática” (p. 557). 



4 
 

Ao contrário do Jornal Novo, de O Jornal e de A Luta, conotáveis com uma esquerda 

democrática e até mesmo mais diretamente com o PS (caso deste último título), o Tempo 

pode ser descrito como de direita moderada, o que lhe valeu, ao longo do ano de 1975, 

várias ameaças de bomba e até um assalto à sua sede. Experimentou ainda dificuldades 

em conseguir entrevistas junto de inúmeras figuras políticas e militares da época, como 

Álvaro Cunhal, Vasco Gonçalves ou Otelo Saraiva de Carvalho, sendo mais fácil o seu 

acesso a líderes partidários como Mário Soares, Francisco Sá Carneiro ou Diogo Freitas 

do Amaral. Vasco Gonçalves chegou a referir-se ao Tempo como um “pasquim” (p. 472) 

– seguramente como reação ao enquadramento fortemente crítico da sua ação política por 

parte deste jornal.  

Nenhum destes jornais chegou aos dias de hoje. O Jornal Novo e A Luta desapareceram 

em 1979; o Tempo e O Jornal sobreviveram-lhes cerca de uma década. Os contornos da 

sua adaptação ao contexto pós-revolucionário aberto pelos eventos de 25 de novembro de 

1975 constituem, nas palavras de Pedro Marques Gomes, uma história por fazer. Uma 

história que o humilde colega que assina este texto espera poder ler, saída das mãos e 

marcada pelo brilhantismo do autor deste A Imprensa na Revolução, num futuro muito 

próximo.  

Referências 

Gross, P. (2002). Entangled evolutions: Media and democratization in Eastern Europe. 

Woodrow Wilson Center Press. 

Gunther, R. & Mughan, A. (Eds.). (2000). Democracy and the media: a comparative 

perspective. Cambridge University Press. 

Hallin, D. C. & Mancini, P. (2004). Comparing media systems: Three models of media 

and politics. Cambridge University Press. 

Randall, V. (Ed.). (1998). Democratization and the media. Taylor & Francis. 

Rezola, M. I. (2017). Emissora Nacional (1974-1975): uma estação do povo, ao serviço 

do povo. Revista Portuguesa de História da Comunicação, 0, 121-138. 

Rezola, M. I. & Gomes, P. M. (2014). A revolução nos media. Tinta-da-China. 

Voltmer, K. (Ed.). (2004). Mass media and political communication in new democracies. 

Routledge. 


