Notícias

DOSSIÊ TEMÁTICO Estudos em Audiovisual e Multimédia CALL FOR PAPERS

2022-09-21

Abstract


As potencialidades do digital têm desafiado as assunções instaladas sobre o audiovisual e o multimédia como contextos e objetos de estudo. Multiplicam-se os ecrãs, hibridizam-se os aparatos de acesso a conteúdos, os media emergentes ganham centralidade nos quotidianos, os textos fragmentam-se e complexificam-se, o receptor adquire um estatuto duplo e simultâneo de consumidor e produtor. O dossiê temático “Estudos em Audiovisual e Multimédia” tem, assim, como objetivo explorar as dinâmicas dos processos de criação, distribuição e receção, mapear as suas principais alterações tecnológicas e sociais e perspetivar e compreender os impactos na indústria e nas práticas culturais dos indivíduos.

***

Ler mais sobre DOSSIÊ TEMÁTICO Estudos em Audiovisual e Multimédia CALL FOR PAPERS

Número Atual

Vol. 17 N.º 33 (2022): Número com dossiê temático
					Ver Vol. 17 N.º 33 (2022):  Número com dossiê temático

DOSSIÊ TEMÁTICO

Literacia mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia

Media literacy: strategies to intensify citizenship and democracy

EDITORES

Patrícia Silveira, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia/IADE-UE; Universidade do Minho/CECS

Ricardo Morais, Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Universidade da Beira Interior/LabCom

 

O desenvolvimento tecnológico e a proliferação das ferramentas e conteúdos digitais têm-se constituído como elementos que desafiam as empresas mediáticas e os produtores de conteúdos, mas também os públicos, que, instigados por contextos crescentes de desinformação, colocam muitas vezes em causa os valores democráticos e a participação cívica consciente. Nos últimos anos tem sido ainda mais evidente a utilização daquelas plataformas para o crescimento de populismos e o reforço de governos autoritários. Neste contexto de ameaça à democracia liberal, à cidadania e à participação cívica, o dossiê temático “Literacia mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia” visa explorar, a partir das investigações de um conjunto de autores, a importância e o papel da literacia mediática e digital enquanto elemento constitutivo e essencial para a formação de uma cidadania participativa, crítica, digna e justa, enquanto valor essencial na construção e manutenção de sociedades plurais e democráticas.

Publicado: 2022-12-15

DOSSIÊ TEMÁTICO: Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia

Ver Todos os Números
Do emissor ao recetor, dando atenção aos contextos, o horizonte é a comunicação
 
A revista Comunicação Pública é um projeto editorial de raíz multidisciplinar destinado à publicação de trabalhos de investigação, ensaios teóricos e notas críticas que, independentemente da diversidade de perspetivas, linguagens, contextos e objetivos que os caracterizem, façam das formas de comunicação humana o seu tema de reflexão.